sexta-feira, 18 de abril de 2008

Poderão vir a ser alterados os nós de acesso a Canas e Nelas e troço poderá não ter portagem
LANÇADO O CONCURSO DO IC12
Foi com toda a pompa que o primeiro ministro, José Sócrates, anunciou em Viseu o lançamento do concurso para a construção do novo IP3 e do troço do IC12, entre Canas de Senhorim e Mangualde, no périplo que fez por alguns concelhos do distrito (Viseu, Mortágua, Vila Nova de Paiva e Oliveira de Frades), entre 29 e 30 de Março. Foi entretanto num encontro com os jornalistas, que decorreu no dia 31 de Março, no Hotel Palácio dos Melos em Viseu, que os deputados do PS, Miguel Ginestal e José Junqueiro, fizeram um balanço da visita dos membros do governo ao distrito. O também presidente da federação distrital do partido, José Junqueiro, fez então a síntese de um programa que, embora curto, foi intenso no contacto com a economia real. Deixando transparecer um grande optimismo em relação ao futuro do distrito, e fazendo um balanço muito positiva desta jornada, começou por agradecer ao primeiro ministro e a todos os membros do governo a deslocação em “peso” a Viseu. Dos anúncios efectuados, Junqueiro destacou as redes viárias – IP3 e IC12, cuja construção terá um custo de 740 milhões de euros, servindo 17 concelhos e 1 milhão e 600 mil pessoas, e será feita através de uma única concessão de 184 km. Estas estruturantes obras, que se iniciarão em 2009 e estarão concluídas em 2011, representam para o governo “um investimento na vida das pessoas”, numa alusão à elevada sinistralidade que se tem vindo a registar no IP3, salientando que já morreram nesta estrada 99 pessoas. “Por exemplo no que diz respeito à A25, depois da sua construção, passámos de 20 mortos anuais, no antigo IP5, para 3”, o que demonstra bem, segundo o deputado socialista, a eficácia em termos de redução do número de vítimas mortais, resultante das novas vias de comunicação que vão sendo construídas. Por outro lado, também a distância física entre as duas capitais de distrito, será encurtada em cerca de 42%, o que irá transformar Viseu numa “região de excelência”. “Tudo isto só foi possível, devido ao grande rigor orçamental que este governo implementou, conseguindo reduzir o deficit e estando agora em condições de lançar um vasto programa de investimento”, referiu ainda Junqueiro, que destacou também a visita a uma das maiores e mais dinâmicas empresas do distrito – Martifer, que pese embora esteja presente em todo o mundo “manteve a sua sede em Oliveira de Frades”. Outros dos grandes investimentos no distrito, será o alargamento da rede social, para o qual o governo reservou uma dotação de 27 milhões de euros, numa clara aposta também nas políticas sociais, numa dimensão que “nunca tinha acontecido em Viseu”. Os 24 membros do governo, reuniram com 24 autarcas do distrito, que “deram um voto de confiança ao governo, mesmo sendo a sua esmagadora maioria do PSD”, salientou ainda J. Junqueiro, que em suma considerou que “foi dada uma imagem muito positiva da região”.
Abriu-se uma janela para a revisão dos nós de acesso a Nelas e Canas de Senhorim
Abordada também neste encontro foi a questão do traçado e localização dos nós do IC12, que mereceu uma ampla discussão no concelho. José Junqueiro, questionado pelo nosso jornal sobre este assunto, abriu a possibilidade de ainda haver uma revisão em situações pontuais, sublinhando que “na fase de adjudicação da obra podem ainda ser feitos acertos nos traçados e nos nós, nomeadamente em relação à situação de Canas de Senhorim”. Para Adelino Amaral, dirigente local do partido, também presente no encontro, esta é “uma boa notícia e estaremos empenhados, até ao último momento, em conseguir alterar os nós de acesso a Canas e Nelas, para assim melhor servirem as populações”, uma situação que, no seu ponto de vista, deve ser vista de forma articulada com o traçado do IC37, ou seja, “são duas peças do mesmo xadrez”.
Troço do IC12 entre Mortágua e Mangualde poderá não ser pago
Entretanto o Ministro das Obras Públicas, deslocou-se no passado dia 3 de Abril ao distrito de Aveiro e abriu a possibilidade do troço do IC12 que atravessa o concelho de Nelas, poder ser isento de portagens. "Todas as novas auto-estradas que vão agora avançar no âmbito da concessão do Centro serão portajadas." Foi esta a garantia deixada por Mário Lino, que apenas admite a isenção de pagamento "num troço do IC12, entre Mortágua e Mangualde, que aproveita uma estrada já existente".

Sem comentários: