quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ADELINO AMARAL PASSA AO CONTRA ATAQUE

“A renovação não se faz com as mesmas pessoas e com os mesmos métodos,
isso é um logro”


A Comissão Política de Nelas do PS promoveu, no último sábado, um encontro que considerou de “memorável” com militantes e simpatizantes da freguesia de Senhorim.
Considerado terreno hostil para os socialistas, pelo menos durante os mandatos de José Correia, o líder do PS, Adelino Amaral conseguiu juntar à mesma mesa alguns antigos dirigentes do partido na freguesia, que elogiaram a iniciativa da direcção local do PS, prometendo apoia-la em todos os actos eleitorais que se avizinham.
O primeiro de todos é já as eleições internas no PS de Nelas, em Março.

Antigos dirigentes e autarcas do PS da freguesia de Senhorim estiveram sábado passado num jantar promovido pela actual comissão política concelhia, na sede da associação de Vila Ruiva, manifestando o seu apoio a Adelino Amaral, na “luta” pela liderança do partido, que se discutirá nas eleições internas agendadas para Março. Pese embora estes encontros com os militantes tenham já assumido um carácter regular, à medida que se aproximam as eleições para a comissão política concelhia, estes últimos têm sido mais concorridos. Como é sabido Adelino Amaral não deverá estar sozinho na corrida, tendo como principal adversário, o antigo presidente da Câmara, José Correia, que embora não encabece nenhuma lista, poderá constituir o principal apoio a uma candidatura alternativa.
Em terreno considerado “ inimigo” para o PS, Adelino Amaral conseguiu ainda assim reunir alguns apoios, de velhos militantes e dirigentes socialistas da freguesia de Senhorim que se congratularam com este regresso do “partido” a uma terra que tem a sua “ história política”. “ Há 20 anos que ando na política e não me lembro de um jantar nesta freguesia”, recordou o antigo presidente da Junta, prometendo estar “ presente” em todos “ os actos que contribuam para uma vitória do PS no concelho”. Emocionado com este reencontro do partido com as suas bases, outro militante “histórico” da freguesia, António Lopes, dizia que jantar “até parece mentira”, esperando que a partir de agora seja “ dado um novo impulso ao PS”, pois como referiu “ não podemos estar reféns de ninguém”. “Nunca pensei que isto fosse possível em Senhorim, espero que este movimento não pare”, acrescentava ainda outro velho militante, José Lopes.
Para Adelino Amaral esta se não foi uma “noite memorável”, foi pelo menos uma “noite importante para o PS”, que pela primeira vez conseguiu reunir “ um conjunto de pessoas em torno de um projecto político em Senhorim”.
Fazendo um balanço da actividade do partido desde 2005, altura em que tomou conta dos seus destinos, Adelino Amaral lembrou que veio encontrar um PS completamente “desagregado”, com um número reduzido de militantes, em que apenas dois tinham as quotas em dia. “Assumimos como primeira prioridade o reforço e o renascimento do PS e esse objectivo tem sido conseguido. Hoje temos cerca de 100 militantes e cerca de metade com as quotas pagas”, afirmou, lembrando as várias iniciativas promovidas por esta comissão política, com o objectivo de reactivar o partido nas freguesias, e de promover o debate junto da população.


Adelino Amaral quer mais dois anos para preparar autárquicas

E se estes dois anos serviram basicamente para “ arrumar a casa”, o líder local do PS garante que são precisos mais dois para consolidar o trabalho feito e preparar as candidaturas às próximas eleições autárquicas. “ Quando nos candidatamos à comissão política, candidatamo-nos para quatro anos” lembrou, pensando, contrariamente ao que “alguém disse” que a renovação do partido se faz com “pessoas novas e com novas ideias” e não “com os mesmos métodos e com as mesmas pessoas”. Uma indirecta para José Correia, que no último jantar em Carvalhal Redondo, terá afirmado que a renovação não é feita obrigatoriamente com caras novas.
Apostado na sua reeleição no próximo mês de Março, Adelino Amaral congratulou-se com o regresso de alguns antigos militantes que depois de um período de “costas voltadas” para o partido, regressam agora pela sua mão. “ É importante que o PS seja um partido forte e mobilizado em todas as freguesias”, exortou, prometendo trabalhar no sentido de encontrar os melhores cabeça de lista em cada freguesia e ainda para a Câmara Municipal. “ Esta se calhar não é a vaga de fundo, mas é pelo menos a semente para atingirmos esse objectivo”, considerou, usando uma vez mais uma expressão de José Correia no último jantar do PS.
Noutro patamar , e enquanto líder da oposição no executivo camarário de Nelas, Adelino Amaral deu ainda conta de algumas posições assumidas pelos vereadores do PS relacionadas com a freguesia de Senhorim, nomeadamente as dúvidas levantadas com a compra de uma casa em Vila Ruiva para a construção de um Centro de Dia, que na sua opinião não reúne as condições para a edificação de um equipamento desta natureza. O vereador informou assim os presentes do processo de constituição de uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social – em Senhorim, com o objectivo de prestar apoio aos idosos da freguesia, primeiro através da valência de apoio domiciliário e mais tarde com a construção de um lar no lugar de Igreja.


Francisco Cardoso assume-se como alternativa

O próximo encontro com os militantes e apoiantes da sua lista está já marcado para o dia 1 de Março em Canas de Senhorim, que no espaço de pouco tempo recebe o segundo jantar organizado pelo partido. Uma freguesia em que Adelino Amaral tem estado apostado nesta campanha interna, contando aí com alguns apoios importantes. Este sábado, em Senhorim, marcaram aliás presença alguns canenses, bem como figuras conhecidas de Nelas, como é o caso de Rui Neves, que depois de ter andado desaparecido destas lides, assume o apoio a esta comissão política, uma vez que também se encontra incompatibilizado com o antigo presidente da Câmara.
Não é inocente a aposta em Canas de Senhorim, pois é ali que José Correia tem provavelmente os seus mais fervorosos inimigos políticos, apesar do candidato apoiado por si ser, curiosamente, da freguesia. Contactado pelo nosso jornal, Francisco Cardoso, confirma a candidatura à comissão política, decisão que, de resto, considera ser legitima, tendo até em conta a sua “antiguidade” no partido. Cardoso garante que a sua lista não pretende afrontar ninguém, mas tão só “diferenciar-se” daquilo que tem sido o trabalho da actual direcção do PS local, a quem não deixa de reconhecer trabalho e muito empenho. Contando também com alguns apoios de peso – a actual vereadora Natália Coelho será um deles, Francisco Cardoso diz estar nesta corrida para vencer e para “preparar um projecto credível para o concelho de Nelas” . Parco em comentários sobre o envolvimento de José Correia neste processo, o candidato diz apenas que o antigo presidente da Câmara lhe terá manifestado que “ está muito bem como está” . Por enquanto, pelo menos, nos bastidores de uma luta interna que promete arrastar-se para lá das eleições na concelhia.

Sem comentários: