quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

TOTAL TRIM

EMPRESA CATALÃ VEIO PARA FICAR
Num mundo empresarial cada vez mais globalizado, onde o ritmo das mudanças e a frenética mobilidade do capital são características mais do que enraízadas na vida das empresas, a TOTAL TRIM, empresa Espanhola que se instalou na zona industrial de Nelas já vai para 2 anos, aposta nos recursos humanos como factor primordial para a sua prosperidade. Esta unidade tem como director o empreendedor Eduardo Ruiz, Espanhol de nascença, mas um profundo admirador de Portugal, particularmente da qualidade dos seus trabalhadores.
A empresa mãe foi fundada em 1999, em Terrassa (Catalunha – Espanha). A experiência dos seus fundadores já vem de longa data. Desde logo a Total Trim decidiu promover um arrojado projecto de internacionalização abrindo unidades de produção em Portugal, e uma representação em Tanger (Marrocos). A unidade da Maia foi a grande aposta neste processo e em Maio de 2006 é criada unidade de Nelas que pouco tempo depois esteve em risco de encerrar, sendo a totalidade da sua produção tranferida para a Maia. Com a chegada de Eduardo Ruiz foi precisamente o contrário que se passou.
Unidade de Nelas esteve para morrer à nascença
Assim, na fase de estudo do processo de encerramento da fábrica de Nelas surge a “bombástica” notícia do encerramento da Johnson Controls. O recém chegado director da fábrica pensa então que iriam ficar no desempregos largas centenas de trabalhadores, uma mão de obra qualificada que poderia e deveria ser aproveitada pela Total Trim. Dá-se assim um volte face na decisão, porque segundo Eduardo Ruiz, “encontrámos no pessoal saído da Johnson grandes profissionais em todas as áreas”. Um caso relativamente atípico em que o fecho de uma empresa impediu o fecho de outra. A administração da empresa, em Espanha, decide assim ao invés de encerrar a unidade de Nelas, fechar a da Maia e transferir para Nelas, todas as suas operações em Portugal.
Uma empresa de rosto humano
A aposta estratégica na qualidade dos seus recursos humanos,é assim o pilar fundamental em que assenta o posicionamento de “excelência” que a empresa tem no sector automóvel. Prova disso é a sua carteira de clientes, que inclui contrutores de renome, como Mercedes, Nissan, Peugeut, Citroen, Seat e Renault. Os principais clientes da filial de Nelas são a Simoldes, Faurecia – Palmela e Porriño ; CIE Plastics ; Copo Iberica e Visteon, entre outros . Actualmente a empresa tem 56 trabalhadores, a larga maioria oriundos da Jonhson Controls. No final de 2008 prevêm ficar com um total aproximado de 100 efectivos, como resultado do projecto de expansão, actualmente em execução, que irá abranger ainda o alargamento da sua área coberta em mais 500m2. Confeccionando em linhas contínuas todo o tipo de tecidos necessaríos para os interiores dos automóveis (daí o nome Total Trim), desde pequenos revestimentos, até capas para os bancos, a Total Trim utiliza a mais avançada tecnologia disponível, nomeadamente o corte automatizado dos tecidos (sistema CAD-CAM), em 3 linhas que estão ligadas “on line” à unidade central em Espanha. Saem da Total Trim de Nelas mais de uma milhão de peças por mês. No global a Total Trim, em Espanha, tem um volume de negócios que ronda os 25 milhões de euros. Quando por nós questionado sobre a importância do pessoal altamente qualificado na sua unidade, Eduardo Ruiz fez questão de salientar “todo o pessoal, desde a costureira ao Engenheiro é muito importante para o desempenho da empresa, estando todos assim ao mesmo nível”.
A empresa encontra-se actualmente processo de certificação (norma ISSO 9001-2000) e para a contratação das cerca de 50 pessoas não irá recorrer aos incentivos do estado, por considerar “a burocracia muito pesada, o que desmotiva para uma candidatura aos incentivos – esta é uma realidade muito negativa no nosso país”, confidencia-nos a directora de recursos humanos da empresa. O mesmo já não acontece com a autarquia local, de quem a direcção da Total Trim só tem elogios a fazer, pela celeridade com que apreciou o seu pedido de licença para a ampliação das suas instalações.
Em termos de outros projectos de expansão, a empre prevê, a curto prazo, começar também a produzir em Tanger (Marrocos).
Acerca da concorrência dos chamados países emergentes Eduardo Ruiz mostra-se bastante apreensivo com esta realidade, mas mais uma vez confia que a competência e produtividade da mão de obra em Portugal é um factor muito forte e que poderá constituir uma importante defesa face a essa concorrência. Não há dúvida que tem razões para isso.
Web : www.totaltrim.net
Zona Industrial de Nelas
3520-095 NELAS
Tel : 232-940835

Sem comentários: