quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

BORGES DA SILVA ABERTO A CANDIDATURA PELO PS

Borges da Silva pisca o olho ao PS mas pode avançar como independente


O ex vice presidente da Câmara de Nelas e actual vereador em funções, Borges da Silva não descarta a hipótese de vir a encabeçar uma lista independente ou até integrar uma candidatura pelo partido socialista, que já há algum tempo a esta parte lhe vem “apalpando o pulso” nesse sentido.
Com um processo de expulsão do PSD actualmente “às costas”, o ex número dois de Isaura Pedro na autarquia de Nelas, garante estar apenas a aguardar pelo resultados das eleições internas no PS para tomar uma decisão quanto ao seu futuro político.


As eleições para a comissão política concelhia do PS, previstas para o próximo dia 14 de Março, antes de acontecerem já marcam a agenda política em Nelas. E há quem, como Borges da Silva, faça “ depender” o seu futuro político dos resultados do sufrágio interno do partido que, durante quase duas décadas deteve a hegemonia no concelho.
Em rota de colisão com a Coligação PSD/ CDS que integrou em 2005, ganhando as eleições ao então “homem forte do PS” - José Correia, Borges da Silva nunca escondeu as suas aspirações políticas, começando agora a redefinir estratégias com vista às autárquicas de 2009, após um período de duro confronto com os seus ex companheiros de equipa. O processo de expulsão instaurado pela Distrital do PSD, entretanto já reclamado por alguns “ históricos” que pedem a sua readmissão, deverá no entanto mantê-lo afastado do partido, que actualmente é controlado por novos militantes que entraram depois da sua demissão da comissão política. E se é já um dado adquirido que Isaura Pedro se mantém como cabeça de lista às próximas eleições, numa coligação com o CDS/PP, é também certo que Borges da Silva dificilmente teria espaço numa
candidatura liderada pela chefe do executivo, depois de tudo o que se tem passado nos últimos dois anos. Ora, sem a «passadeira» do PSD, o vereador da coligação, que tem funcionado como uma terceira “força” no executivo camarário, posicionando-se mais vezes ao lado dos vereadores da oposição do que do seu próprio partido, promete clarificar em breve o seu futuro político. E em breve significa apenas esperar pelos resultados no PS, que como é sabido, entrou num processo de luta pela liderança, com a direcção de Adelino Amaral a ser confrontada com alguns adversários de peso, ligados ao antigo líder socialista, José Correia, que parece agora querer regressar à primeira linha do combate político. Pese embora todo o trabalho considerado “ meritório” de renovação do partido, Adelino Amaral não deverá evitar a “ fuga” de alguns militantes para uma lista alternativa à sua e previsivelmente liderada por um dos homens da confiança de José Correia - Francisco Cardoso, que entretanto já confirmou ao nosso jornal a candidatura à liderança do PS em Nelas.

PS já terá manifestado interesse em Borges da Silva

Adivinha-se portanto um “ super Março” no concelho, capaz de redesenhar o mapa de candidaturas às autárquicas do próximo ano. Borges da Silva não exclui no entanto nenhum cenário. De uma candidatura independente, a poder integrar um lista do partido socialista, o ex número dois da coligação dá a entender que tudo pode acontecer , até porque são conhecidos os contactos que vem mantendo com o principal partido da oposição em Nelas e a sua proximidade nos últimos tempos ao PS, via Câmara Municipal. “A nível local não pode haver dogmatismos, nem ortodoxias, não se podem fechar as portas” afirmou ao nosso jornal, não escondendo a desilusão com a equipa que está a conduzir os destinos do concelho. Borges da Silva confirma de resto que já terá sido abordado, quer pela facção do partido socialista próxima de Adelino Amaral, quer por gente ligada a José Correia, apesar de ser conhecido o “ódio de estimação” existente entre ambos num passado recente, nomeadamente no tempo em que o vereador dirigiu o jornal Correio de Nelas. Ficou célebre o caso Topack, levantado pelo jornal, e as graves acusações contra José Correia, de favorecimento em negócio.
Mudam-se os tempos, mudam-se neste caso as vontades, e aquilo que seria impensável até há bem pouco tempo atrás, pode estar na calha para um futuro próximo, com Borges da Silva a correr ao lado de José Correia, numa lista liderada por este. Há quem diga que ambos querem a desforra de 2005, o primeiro porque foi afastado da vice presidência da Câmara e o segundo porque nunca digeriu a derrota, ou melhor, a vitória de uma antiga companheira de equipa, Isaura Pedro, e ainda de um dos seus mais próximos colaboradores, em tempos, Manuel Marques.
Apesar da “ fragilidade” de ter perdido estas eleições, o nome do antigo presidente da Câmara nunca deixou de ser ventilado para a câmara, em 2009, estando mesmo a ser “empurrado” para a luta autárquica por alguns militantes que não se conformam, por um lado com a governação PSD/CDS, e por outro com o estilo mais “low profile” e menos populista do actual líder do PS, Adelino Amaral. Para muitos dos observadores da cena política local este tem a “fragilidade” de ser pouco conhecido nalguns locais, apesar de ter vindo a conquistar terreno e apoios nos últimos tempos, podendo vir a “requisitar” Borges da Silva precisamente com o objectivo de conseguir uma maior mobilização em certas freguesias.

Luís Pinheiro poderá também ser candidato

O autarca e jurista não rejeita nenhuma das hipóteses, até porque como faz questão de lembrar “ o último candidato do PS esteve 16 anos na Câmara e também tinha sido corrido do PSD num processo de luta interno ”. Outro cenário que Borges da Silva não afasta é ainda uma candidatura independente, com alguns dos nomes estiveram consigo na comissão política e outros destacados militantes. “ Se não houver espaço para ganhar há pelo menos espaço para marcar uma posição para o futuro”, acredita, podendo ter como aliado um peso pesado do PSD local – Luis Pinheiro- que também se fala para número dois da lista de Isaura Pedro à Câmara Municipal. Pinheiro tem no entanto o problema do movimento em Canas de Senhorim, enquanto a actual presidente da Câmara teria outro: apesar de ter conseguido erguer pontes com Canas, a edil poderia ter algumas dificuldades em explicar ao eleitorado de Nelas e de outras freguesias a presença na sua equipa de uma das pessoas que mais lutou pela divisão do concelho. E assim sendo, a aposta terá de passar por outras figuras mais consensuais dentro PSD ou próximos desta área política.
Dentro do PS, há quem entretanto não veja com tanta certeza a expulsão definitiva de Borges da Silva do PSD, e assim sendo, o xadrez político eleitoral poderá contar com “um sério adversário em 2009”, dizem.

Sem comentários: