sexta-feira, 28 de março de 2008

Adelino Amaral cada vez mais certo como candidato do PS à Câmara

Depois de ter alcançado uma larga maioria nas eleições internas do partido

A luta interna na concelhia de Nelas do PS terminou sexta-feira à noite com a vitória expressiva da lista encabeçada por Adelino Amaral. Embora durante a campanha tudo apontasse para umas eleições disputadas “taco a taco”, a lista adversária, liderada por Francisco Cardoso, da qual fazia parte o ex presidente da Câmara de Nelas, José Correia, saiu claramente derrotada, conseguindo eleger apenas 5 dos 15 elementos que compõem a comissão política.
Contra algumas expectativas, Adelino Amaral acabou assim por ser reconduzido por mais dois anos como líder local partido, tendo agora pela frente a árdua tarefa de escolher dos candidatos às eleições autárquicas de 2009. O próprio não descarta já a hipótese de encabeçar a lista à Câmara Municipal de Nelas.

Até às 10 da noite da passada sexta feira, os prognósticos eram reservados na sede do PS de Nelas. Faziam-se apostas de café, mas ninguém arriscava um resultado seguro para qualquer uma das listas que disputava a Comissão Política Concelhia. Adelino Amaral que, nas últimas semanas se tinha desdobrado em contacto com os militantes, organizando jantares um pouco por todo o concelho, tinha no entanto consolidado alguns apoios importantes durante a campanha, e acabou por ser reconduzido na presidência da estrutura local do partido, vencendo categoricamente a lista adversária. A Lista B foi encabeçado por um socialista “histórico”, que se fez acompanhar também de alguns “pesos pesados” do PS de Nelas, como José Correia, ex presidente da Câmara de Nelas, Natália Coelho, actual vereadora na autarquia, ou Margarida Campos, deputada municipal e uma das vozes mais activas da bancada do PS, entre outros destacados militantes. Os resultados da última sexta-feira foram contudo expressivos, dando novamente a vitória a Adelino Amaral que, em 2006 após o desaire eleitoral autárquico, foi “ empurrado” pelo antigo presidente da concelhia, José Correia, para a liderança do partido. Dois anos volvidos de trabalho intenso junto dos militantes – quando pegou no partido tinha apenas dois militantes com as quotas em dia, nestas eleições votaram 80 – o líder da oposição foi sentindo, da parte de alguns militantes que andavam arredados destas lides, a necessidade de fazer a tão «apregoada» renovação, rompendo com algumas figuras do passado. Os apoios conseguidos entretanto, em freguesias tradicionalmente hostilizadas pelo “velho” PS, deram-lhe confiança para avançar com uma nova candidatura à liderança do PS, e tê-lo-ão levado a pensar em voos mais altos, como a candidatura à Câmara Municipal em 2009. É esta espécie de ponto de “não retorno” em que o PS liderado por Adelino Amaral se encontra, que não terá agradado à facção mais próxima do antigo presidente da autarquia de Nelas e líder histórico do PS, que ao integrar a candidatura de Francisco Cardoso à concelhia, tentou ainda medir o pulso ao partido. Mas os resultados foram esmagadores para esta ala do PS que alimentava claramente aspirações de regressar ao poder, novamente com José Correia.
Visivelmente satisfeito com a mobilização nunca antes vista no PS em Nelas, Adelino Amaral sublinha acima de tudo a vitória de um “projecto de renovação” e de “reforço” do partido, resultado de um trabalho “árduo e persistente” da anterior comissão política. Com um mandato orientado, daqui para a frente, para a disputa das próximas eleições autárquicas, o reeleito presidente da concelhia considera importante ter a partir de agora um partido “forte”, “unido” e “o mais abrangente possível”, esperando que a luta interna que se viveu nas últimas semanas, tenha servido para “reforçar” e não para dividir os socialistas de Nelas. “Estas eleições foram disputadas com espirito democrático, sem nenhum revanchismo, penso que as pessoas aceitando os resultados da consulta aos militantes, vão estar disponíveis e trabalhar com quem passou a liderar agora o partido. Essa unidade, estou convencido, vai ser a pedra de toque para o trabalho do PS no futuro”, afirmou Adelino Amaral ao nosso jornal, na noite das eleições, afastando o cenário de uma eventual candidatura independente no seio da facção derrotada.
“Havia uma discussão em torno de duas propostas, o partido sufragou-as, os militantes indicaram qual é o caminho que o partido deve seguir e com certeza que do diálogo com os militantes, com os simpatizantes e com a comunidade em geral, vai sair uma alternativa em termos de candidatura para a Câmara”, defendeu, não descartando a possibilidade de ser ele próprio a encabeçar a lista do PS. “É uma hipótese admissível, vamos agora discutir isso, ver as pessoas que estão em melhores condições para poder integrar as listas e ser candidatos nas várias freguesias e para a Câmara”, referiu, quando confrontado com a questão.

Francisco Cardoso ao lado de Adelino Amaral,
no pós eleições

Depois da derrota categórica, Francisco Cardoso, não tem dúvidas que o PS vai voltar a unir-se, e aproveita para deixar um recado para fora do partido. O militante, um dos mais antigos de Nelas, avisa os adversários para “não tirarem ilações precipitadas, que o PS saiu daqui mais reforçado, porque saiu com uma liderança e com indivíduos dispostos a ajudar essa liderança”.
Quanto a candidatos, o histórico socialista não arrisca nomes, dizendo apenas que “há um leque de pessoas muito grande” e como tal, o partido não vai “ter dificuldade em encontrar um cabeça de lista capaz de derrotar esta infelicidade que está acontecer no concelho de Nelas”, afirmou. Resta saber se este é o sentimento dos restantes elementos da sua lista, que nos últimos meses têm dado vários sinais de descontentamento da liderança de Adelino Amaral, quer no partido, quer na vereação, como líder da oposição à coligação no poder.
Depois da vitória esmagadora da última sexta feira, fontes próximas de Adelino Amaral, asseguram que este é cada vez mais certo como candidato à Câmara Municipal de Nelas nas próximas eleições autárquicas.

Sem comentários: