sexta-feira, 28 de março de 2008

Pais querem ver melhoradas condições do Cine-Teatro

Os pais e encarregados de educação dos alunos do primeiro ciclo que têm aulas, em duas salas improvisadas no cine teatro de Nelas, acusam a Câmara Municipal de não ter cumprido com as promessas em relação à transferência dos filhos para a E.B. Fortunato de Almeida, no inicio do segundo período de aulas. Indignados com a situação, os pais pedem agora que sejam melhoradas as condições no cine teatro, já que as obras de construção das duas novas salas de aula que irão albergar aquelas crianças, só estarão concluídas dentro de quatro meses.
A Câmara Municipal garante que se há atrasos neste processo são da única e exclusiva responsabilidade da DREC, que só no final de Dezembro é que deu autorização para se avançar com o projecto. Depois disso, a autarquia refere que se limitou a cumprir os procedimentos normais de um concurso público.

Os pais querem saber qual é o ponto da situação relativamente às obras na Fortunato de Almeida, porque dizem-se, acima de tudo, preocupados com a segurança dos filhos, no cine teatro, onde se encontram provisoriamente desde o início do ano lectivo. “Aquilo é todos os dias uma batalha campal” refere Cristina Rodrigues, mãe de um aluno do 4º ano do primeiro ciclo, queixando-se da falta de condições para as crianças brincarem. “Já houve óculos partidos, dentes, pés torcidos, porque o piso é empedrado”, adianta a encarregada de educação, para quem a presença de vários alunos “problemáticos” não a deixa sossegada.
“Tinham prometido o reforço do pessoal auxiliar e isso também não se está a verificar. As crianças saem do edifício e não há qualquer controle por parte das funcionárias”, denunciam ainda as mães, Elisabete Santos e Lurdes Borges da Silva, que acusam a autarquia de “não ter feito nada do que prometeu”, sobretudo em relação aos prazos previstos para a mudança para a escola Fortunato de Almeida.
As queixas estendem-se ao interior da sala de aula, com os encarregados de educação a falarem na falta de ventilação das salas, o que leva “as crianças a sentirem-se ao final do dia maçadas, com dores de cabeça e mal dispostas” dizem, temendo que a vinda do calor ainda agrave mais esta situação. Além disso, referem, “a professora não tem sequer armários para colocar os materiais dela”. Seis meses volvidos desde o início do ano lectivo, os pais querem saber em que pé se encontra a construção das novas salas de aula, porque “até agora ninguém nos deu uma satisfação”, afirmam, responsabilizando a Câmara pelos atrasos verificados até agora. “Achamos que é uma questão da Câmara Municipal e não da DREC, porque desde Dezembro que está autorizada a fazer as obras”, consideram, lembrando que o que lhes foi prometido é que a situação era provisória, e não definitiva até ao final do ano lectivo.
O vereador da educação da Câmara Municipal de Nelas, Osvaldo Seixas, contrapõe a versão dos pais, e garante que as obras só não começaram mais cedo por “ culpa expressa” da DREC, que só em Dezembro aprovou definitivamente a construção de duas salas de aula na Fortunato de Almeida. “Como é que podíamos adjudicar um projecto sem estar aprovado?”, interroga-se, lembrando que a Câmara não podia passar por cima dos procedimentos legais a que obrigam um concurso público.
O autarca assegura no entanto que as obras já foram adjudicadas, encontrando-se já em curso. Apesar de terem um prazo de conclusão de quatro meses, podendo coincidir o seu terminus com o final do ano lectivo, o vereador da educação considera que o investimento não está perdido, até porque são mais duas novas salas de aula que ficam disponíveis na rede do primeiro ciclo, que amanhã “ poderão voltar a ser necessárias”.
Já no que se refere às condições do cine teatro, o vice presidente da Câmara continua a pensar que apesar de não serem as ideais, conseguem mesmo assim ser melhores que muitas salas de aula que existem na rede, com espaço para as crianças brincarem e desenvolverem as suas actividades lectivas. Osvaldo Seixas acrescenta de resto que a autarquia tem reunido regularmente com as instâncias competentes com o objectivo de as pôr a par do processo, nomeadamente a direcção do Agrupamento e a Associação de Pais, pelo que não vê necessidade de falar “individualmente” com cada um dos pais a dar conta da situação.

Presidente da Associação de Pais tranquiliza comunidade educativa

O presidente da Associação de Pais do Agrupamento de escolas Dr. Fortunato de Almeida, Artur Jorge, lamenta que o processo se tenha arrastado mais tempo do que estava previsto, mas reconhece que não foi possível, nem da parte da DREC, nem da Câmara Municipal, andar mais rápido. De qualquer modo, o representante dos pais garante ter feito tudo o que estava ao seu alcance para acelerar o processo, tentando responder aos pedidos dos pais, relativamente à melhoria das condições no cine-teatro.
Apesar de perceber o descontentamento dos pais, Artur Jorge aproveita para tranquilizar a comunidade educativa, afirmando que a situação vivida este ano por duas turmas do primeiro ciclo em Nelas não vai voltar a acontecer. “Vão para onde forem, enquanto houver salas de aulas, os alunos não podem passar por situações provisórias destas. É uma situação que vai ser acautelada” assegura o representante dos encarregados de educação.

Sem comentários: